Estrutiomimo

Informações sobre Estrutiomimo

Nome Científico:Struthiomimus altus
Época:Cretáceo, entre 76 à 74 milhões de anos atrás
Local em que viveu:em Alberta no Canadá
Peso:até 250 kg

Tamanho:de 3,5 a 4 m de comprimento e 2,1 m de altura
Alimentação:Onívora

O nome Estrutiomimo significa "imitação de avestruz". Muitos répteis encouraçados e musculosos, quase invulneráveis e invencíveis, tiveram sua extinção acelerada por causa de competidores mais fracos, como o esguio Estrutiomimo, que comia ovos de outros dinossauros e escapava correndo, em passadas parecidas com as do avestruz, um meio de alimentação nutritivo e sem muito perigo.
A destruição dos ovos limitava a proliferação dos gigantes. Além dos ovos, o Estrutiomimo alimentava-se de insetos, como libélulas de meio metro de envergadura, que existiam no período Cretáceo.

(Manada de pequeno porte do Estrutiomimo)

Oviraptor

Informações sobre o Oviraptor

Nome Científico:Oviraptor philoceratops e Oviraptor mongoliensis 
Época:Cretáceo, entre 85 à 75 milhões de anos atrás 
Local onde viveu:Leste da Ásia e Mongólia 
Peso:entre 30 a 35 kg 
Tamanho:até 1,8 m de comprimento e 60 cm de altura 
Alimentação:Onívora

Dinossauro terópode, tinha a aparência de um avestruz, eram corredores. O Oviraptor cujo nome significa "ladrão de ovos" viveu de 85 à 75 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo, provavelmente era um especialista em abrir os grandes ovos de outros dinossauros, como o Protocerátops. Esse "ladrão" tinha as mandíbulas fortes, que terminavam num bico largo e desdentado.

Em sua cabeça havia uma crista rígida e o rosto era bem curto, com grandes olhos. As mãos do Oviraptor tinham três dedos com garras curvadas e os pés possuíam quatro dedos, sendo que o dedão era minúsculo. Interessante nesse animal eram os dois dentículos pontudos no céu da boca, com os quais provavelmente abria e comia os ovos que roubava. Aliás, foi durante um desses roubos, que uma terrível tempestade de areia o soterrou, onde permaneceu até 1924, quando se descobriu seu fóssil na atual Mongólia. 

Apesar de sua alimentação predileta ser os ovos de outros dinossauros, eles também eram pais cuidadosos, como comprova um fóssil muito bem preservado de um Oviraptor chocando ovos. Existem duas principais espécies de Oviraptor: Oviraptor philoceratops e Oviraptor mongoliensis.